top of page
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

HISTÓRIA

Título 5

Em meados de 2009, durante uma “Festa Julina” beneficente da Aldeia da Mata, nos tornou perceptível a presença de várias crianças da Comunidade do Moinho em situação de completo desamparo: descalças, famintas, sem agasalho e sozinhas. A cena comoveu nosso dirigente Elias Cagnoni (filantropo, mineiro e sempre à frente de causas sociais diversas) que, imediatamente, convocou uma reunião extraordinária com o intuito de organizar as frentes e iniciar um projeto social para ampará-las e principalmente, tirá-las da rua. 

Dessa forma, no mês seguinte, os pequenos (com idades entre 3 a 10 anos) já passaram a receber auxílio através de alimentação digna, atividades de recreação e ensino sobre noções de higiene básica e cidadania. 

Firmou-se assim, o projeto Curumim, onde buscamos trazer o acolhimento à vida de tantas crianças e adolescentes que antes conheciam somente a dor e abandono das ruas. Realizamos o atendimento dos mesmos e trabalhamos para contribuir com suas inserções sociais através da educação, cultura, saúde e amor. Além disso, graças ao crescimento de voluntários e doadores, conseguimos expandir nossas benfeitorias, contribuindo com outras ações sociais que também auxiliam outros grupos vulneráveis, como algumas comunidades indígenas do Jaraguá, em São Paulo, e moradores de rua. 

 Em Abril de 2018, o projeto Curumim, finalmente se tornou uma Associação, a Associação Espaço Curumim (AEC). Conseguimos sair das dependências de dentro da Aldeia da Mata e alugamos um espaço para a Associação Espaço Curumim, a 300 metros da entrada da comunidade do Moinho. 

Acreditamos no poder do voluntariado, no unir forças!

Juntos somos mais!

Our Mission

Quem Somos

A Associação Espaço Curumim (AEC) surgiu há 13 anos como uma ação social voltada para o assistencialismo da comunidade do Moinho, localizada no bairro Campos Elíseos, a 4 km da Praça da Sé.

Nascemos da necessidade de acolher crianças e famílias em estado de vulnerabilidade da única comunidade ainda existente na região central de São Paulo. Durante os dez primeiros anos estivemos dentro da Aldeia da Mata, um espaço espiritualista que há mais de 20 anos segue atuando nesta região. Apesar de seu registro oficial ser de Templo de Umbanda, conquistamos a simpatia de pessoas das mais diversas crenças e filosofias, pois além de ecumênico, desenvolvemos desde 1999, ações sociais que amparam a comunidade através de inúmeras perspectivas.

Ao longo desses anos viemos entregando serviços de educação, aulas de musicas , três refeições durante o períodos, focando no desenvolvimento econômico e  impactando à cidadania 

Trabalho em equipe
Group Hug

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento , acolher, cuidar e auxiliar de crianças, adolescentes e 160  famílias em estado de vulnerabilidade da comunidade do Moinho. Tirando da rua os jovens que convivem diariamente com questões como moradia precária, baixo nível de escolaridade, desnutrição e carência afetiva. Doando-lhes esperança, acolhimento e, principalmente, criando uma base para seus futuros, através de atividades que buscam potencializar suas habilidades e torná-los cidadãos multiplicadores de valores morais e éticos. 

Descubra como ajudar!

bottom of page